quinta-feira, 9 de abril de 2015

O Nascimento dos Estados Unidos






Livros  

Do consagrado autor inglês Bernard Cornwall (autor de "As crônicas de Arthur"), "O Forte" (2011) usa como pano de fundo uma famosa batalha entre ingleses e americanos no ano de 1779 para ilustrar com paixão e riqueza de detalhes o lado "vilanizado" da Revolução Americana: Justamente os homens que lutam pela Coroa Inglesa, tratados em filmes e outras mídias como "inimigos da liberdade". Neste romance histórico, temos contato não apenas com acontecimentos e personagens reais, mas com recursos da narrativa que nos fazem caminhar no limite entre ficção e realidade, traço característico das obras do autor. Tudo isso em um enredo surpreendente e de tirar o fôlego. 

Já "1776" (2006), do historiador e jornalista americano David McCullough, não se preocupa em criar novas histórias ou reler as já existentes. Aqui o objetivo é expôr leitor tudo que estava envolvido na rebelião norte-americana de maneira quase cinematográfica. Desde as dificuldades proporcionadas pela falta de disciplina das forças rebeldes até a genialidade estratégica de alguns dos seus  personagens, colocadas de maneira clara e sem muitos termos técnicos, essas situações de guerra se tornam facilmente compreensíveis pela mão do autor, o que torna o livro muito interessante como uma espécie de "resumão" sobre o assunto.  

Título: 4 DE JULHO DE 1776: INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA

No dia 4 de Julho de 1776 foi declarada a independência de 13 das colônias inglesas do Novo Mundo e nasciam os Estados Unidos da América. A historiadora Mary A. Junqueira, por meio de documentos de época, mapas, pinturas e outros recursos, reconstrói e discute neste livro o processo que levou à Declaração de Independência.

A Guerra da Secessão
Autor: Farid Ameur



Belo Horizonte, 05/04/2014

Grupo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário